GORDURAS: ELAS GERAM DÚVIDAS

POLI-INSATURADAS: Derrubam o colesterol ruim, os triglicérides e a pressão arterial, beneficiando o coração.
Fonte: peixes oleosos, como salmão e sardinha, além de óleos vegetais.

MONOINSATURADAS: As evidências também apontam que elas reduzem o risco cardíaco.
Fonte: abacate, azeite, linhaça e óleos de canola e de milho.

SATURADAS: Estão associadas ao aumento do colesterol ruim, entupimento das artérias e doenças do coração.
Fontes: embutidos, carnes gordas, leite e derivados integrais.

TRANS: Essa gordura é um perigo, aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, aumenta o acumulo de gordura visceral. Portanto, fique de olho no rótulo.

CAMU-CAMU

A fruta amazônica pouco conhecida pelos brasileiros, o camu-camu é uma excelente fonte dessa substância. Cerca de 40% do fruto é formado pelo nutriente. Outra surpresa é a antocianina, molécula que possui ação anti-inflamatória. O ponto negativo seria o sabor ácido. Por isso, a Embrapa decidiu criar receitas palatáveis com o camu-camu, a primeira foi o picolé. A planta precisa ficar parcialmente submersa por um tempo, o que ocorre naturalmente na região amazônica. O desafio é fazê-la produzir em terra firme.

SUCO DE CEREJA PARA DORMIR BEM

Segundo cientistas da Universidade Northumbira, no Reino Unido, beber o suco concentrado de cereja pode aumentar não só a duração como a qualidade do sono. Para comprovar essa propriedade, eles ofereceram 30mililitros da bebida ou suco de mentirinha a 20 voluntários duas vezes ao dia, por uma semana. Ao final do período, notaram que o grupo do refresco de cereja teve um aumento de aproximadamente 15% nas taxas de melatonina, hormônio que faz a gente pregar os olhos. Estão agora investigando as aplicações da bebida no tratamento de inflamações e na recuperação após exercício extenuante.